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        GO - Sefaz implanta baixa automática de processos
Devido ao grande volume, o tempo entre o pagamento até a baixa do processo podia chegar a um ano antigamente.
Com o intuito de modernizar e dar mais segurança aos serviços  prestados ao contribuinte, a Secretaria da Fazenda implantou a baixa  automática dos Processos Administrativos Tributários, mediante a  conferência informatizada dos pagamentos. Com a iniciativa, 100 mil  processos pagos durante o programa de Recuperação de Créditos  (Recuperar), a maioria de devedores do IPVA, foram baixados  automaticamente neste ano pela Gerência de Recuperação de Créditos, da  Superintendência da Receita Estadual. 
O gerente Rodrigo Dias de  Mendonça explica que o setor recebe todos os processos administrativos  tributários após a constituição definitiva do crédito e fica responsável  por eles até a conclusão, seja na fase administrativa ou judicial.  Existem aproximadamente 307 mil processos na Gerência, desses 218 mil já  inscritos na Dívida Ativa. 
Devido ao grande volume, o tempo  entre o pagamento até a baixa do processo podia chegar a um ano  antigamente. “Oito servidores analisavam cada processo, conferiam se o  valor era suficiente para quitar a dívida e só então o enviava para o  arquivo. Com a mudança, o próprio sistema faz essa conferência e já dá  baixa no processo”, comemora Rodrigo Dias. Para os próximos meses a  expectativa é baixar de 30 a 40 mil processos antigos, encerrando as  pendências.  
Agilidade e segurança são algumas vantagens da  mudança, que é resultado do aprimoramento do Sistema Informatizado do  Processo Administrativo Tributário desenvolvido em parceria com a  Superintendência de Tecnologia da Informação da Segplan. Ao  contribuinte, o sistema permite saber exatamente o valor devido para  pagamento à vista ou parcelamentos. Rodrigo Dias acredita que a  automatização vai contribuir para a redução das ações judiciais  motivadas pela demora da baixa, além de agilizar o processo de execução  fiscal. Outra vantagem é a redução do número de servidores na  conferência e baixa de processos, que foram remanejados para outras  atividades. Hoje o acompanhamento do processo, saneamento, controle de  parcelamento e emissão de certidão negativa de débitos ficam por conta  de quatro servidores.
