Nossa
 missão é
 somar sempre
            
        Anatel extingue tarifas interurbanas para ligações entre áreas próximas
Áreas vizinhas formarão uma única área para que ligações interurbanas sejam cobradas como locais
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou, na última quinta-feira  (17), a extinção das tarifas interurbanas para ligações entre cidades vizinhas.  Serão beneficiados habitantes de 446 localidades, entre municípios e  distritos.
Na prática, a nova regra da Anatel fará com que localidades  muito próximas sejam englobadas como uma única área, fazendo com que as ligações  interurbanas sejam cobradas como se fossem locais. Para a conselheira diretora  da Agência, Emília Ribeiro, não tem porque cobrar um interurbano entre áreas  próximas.
Para Emília, a medida tem um caráter social. "Muitas famílias  vivem na sede do município, mas um filho ou marido trabalham num município ao  lado e têm que se falar durante o dia", exemplifica. "Isso estava sendo feito  como interurbano e passa a ser ligação local", explica, de acordo com a Agência  Brasil.
Regras ainda serão definidas
As alterações no regulamento sobre áreas locais para o STC  (Serviço Telefônico Comutado) foram aprovadas, mas as novas regras ainda serão  publicadas no Diário Oficial da União. A partir da data de publicação, as  operadoras terão dois meses para se adequar.
De acordo com a Agência Brasil, os custos de adaptação da  rede devem ser arcados, em um primeiro momento, pelas operadoras. Porém, os  gastos podem ser compensados com um possível aumento no número de ligações  locais e no tempo das chamadas.
A Anatel revisa o regulamento do STC anualmente, desde 2006.  O objetivo é corrigir distorções na cobrança das chamadas.
Regiões
As cidades de Aparecida e Potim, em São Paulo, serão  incluídas na área local de Guaratinguetá. Com isso, os usuários pagarão 30,34% a  menos pelo minuto.
O usuário de Florianópolis deve se beneficiar mais com a  medida. Municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Antonio Carlos e  São Pedro de Alcântara serão incluídos na área da capital catarinense.  Habitantes desses municípios, quando ligavam para Florianópolis, pagavam R$ 0,16  o minuto e agora pagarão R$ 0,10 - 32,71% a menos.
Os usuários do município carioca de Itaguaí também vão sentir  uma redução significativa, de 23,18%, ao serem incluídos na área da cidade do  Rio de Janeiro. Municípios de Minas Gerais e Paraná também devem ser  beneficiados com a nova regra.