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Relação racional e lógica entre a educação com qualidade, inteligência artificial e o nosso futuro profissional

“A probabilidade de identificação de dados e informações resultantes, quando comparamos Educação com Qualidade, I A e o nosso futuro profissional, está diretamente ligada a nossa capacitação e qualificação, diante do tempo e recursos que devemos nos dispor, para que tenhamos um futuro promissor.”

Autor: Elenito Elias da Costa e Levy da CostaFonte: Do autor

INTRODUÇÃO

O que nos torna oligofrênico ou idiota, é sermos informados sobre a situação do mundo, com todas as adversidades e desafios, e com o Brasil que agrega ainda seus problemas domésticos, desemprego, desigualdade, agravos sociais, violência, insegurança, fome, miséria, pobreza, insuficiência alimentar, inadimplência, sem teto, sem-terra, moradores de rua, pedintes, e demais, diante das POTENCIALIDADES ECONÔMICAS que o nosso país tem, sermos a nona economia do mundo, sermos um dos maiores país, geograficamente falando, e o agravante de ser habitado por uma população de 210 milhões de habitantes, que ainda não saiu da Caverna de Platão, onde foi identificado no livro O IDIOTA de Dostoievsky, e aconselhado a “ligar nossos neurônios e acionar as nossas sinapses”, por Yuval Noah Hariri.

Ser encontrado por Portugueses, colonizados pelos USA, e ser explorado pelos Europeus e Americanos, com sua gula de capital e poder, VENDA de diversas formas a nossa evolução e sapiência, para tirar o melhor e maior proveito dessa CEGUEIRA brasileira.

Acreditamos que para todo problema há realmente uma solução, e diante das desigualdades e agravos sociais que nos abundam, poderá eclodir uma fênix com magnitudes inimagináveis que PODERÁ resultará numa Revolução Educacional e Cultural, agregada aos acontecimentos Bolcheviques, onde a massa quantitativa se apropriará dos bens da minoria, e adotará e aplicará a justiça social, mesmo sabendo do RISCO de mudança do sistema, pois inexiste maior poder que o POVO em mobilização.

VALORES RELIGIOSOS E LEGAIS

Entendemos que após o pecado da desobediência, DEUS profetizou, “viverás, beberás e comerás com o suor do teu rosto, cometerás erro e aprenderás com eles, pois tu és a minha imagem e semelhança”, tais palavras quando interpretadas nos possibilita entender a nossa real posição, e que muitos enriquecem com essa nossa limitação e temor, se aproveitando de nosso limitação.

Mas em nossa Constituição Federal, no Parágrafo Único do Artigo 1º, nos informa que o PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO, e que temos Direitos Individuais e Fundamentais, inclusive Direitos Sociais, o que precisamos é entender que devemos relativizar com sapiência seletiva a escolha de nossos representantes, onde muitos perderam a noção exata do significado da palavra REPRESENTAÇÃO, pois o SISTEMA alinha ideologias que nivela interesses que inibe o entendimento e compreensão dessa palavra.

EDUCAÇÃO COM QUALIDADE

A nossa vida e sobrevivência no tempo e no mundo atual, exige uma seletividade de capacitação e qualificação profissional, devidamente antenadas com as seguintes características:

a) Novas habilidades;

b) Novas Competências;

c) Novos Eixos Práticos;

d) Aprender a falar outros idiomas, principalmente a língua dos BRICS PLUS;

e) Vivenciar a Inteligência Artificial e a Computação Quântica.

A mudança de metodologias e know how, expertise a fim de elevar o nosso Background, exige MUDANÇA RADICAIS, pois os professores, agentes transformadores, DEVEM ser treinados e capacitados a adotar posturas proativas através de uma educação com afinidade em tais desafios e mudanças necessárias.

Respeitosamente reconhecemos a importância de nossos percursores educacionais, tais como, Piaget, Jack Dolars, Edgard Morim, Vygotsky, Paulo Freire, e demais, pois devemos entender que a INOVAÇÃO exige outros conhecimentos para que possamos sobreviver diante de tantas adversidades e desafios.

Hoje, não desejamos ser O PRINCIPE de Nicolau Maquiavel, pois entendemos perfeitamente O DISCURSO DO MÉTODO de Reneé Descartes, e já sabemos das verdades inseridas em ASSIM FALOU ZARASTRUSTRA de Friedrich Nietzsche, inclusive O CAPITAL de Karl Marx, devidamente aperfeiçoado com os livros O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e IDEOLOGIA DO CAPITAL de Thomas Piketty e os livros PRINCÍPOS e NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO de Ray Dálio, considerando ainda o livro de Kay Fu Lee (Inteligência Artificial), e os livros de Yuval Noah Hariri, e que diante desse cabedal de conhecimentos, essa massa populacional brasileira poderá adotar ações e atitudes corretivas que devem afetar o SISTEMA a começar pelas Eleições Municipais do corrente ano.

É completamente insano e louco não ser informado sobre os grandes investimentos chineses e árabes que são aplicados no Brasil, mesmo sabendo que a mídia tenta de todos as formas usar seus recursos para que a massa não entenda tais fatos, mas esquecem que a INTERNET é um instrumento que pode mudar opiniões, tendo portanto seu lado positivo e negativo.

Hoje, todo e qualquer remédio tem o seu lado positivo e negativos, e o RISCO é um fato que devemos analisar, usando os recursos e conhecimentos da Estatística Descritiva e Inferencial, tais como MÉDIA, MODA, MEDIANA, DESVIO PADRÃO, MARGEM DE ERRO E PROBABILIDADE, utilizada em larga escala em ADMINISTRAÇÃO, Ciências Contábeis e qualquer profissão, por profissionais que desejam um futuro promissor, diante das adversidades e desafios incomuns que estamos vivenciando, não devem hesitar ou mesmo se omitir para seu futuro promissor.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

Estamos diante de desafios incomuns, onde a evolução meteórica da Inteligência Artificial e a inclusão da Computação Quântica, afetam o Mundo e a nossa vida em todos os aspectos, e devemos vivencia-las, com sapiência através de uma educação com qualidade, ministrada por Professores(as), que exercem funções de ensino que devem nortear a geração atual e futura, mesmo diante de determinados desafios e adversidades existentes.

E em consonância ao título do referido artigo, buscamos pesquisas que podem nos conceder melhor entendimento para suprir os nosso recursos diante de um futuro promissor desejável.

“A relação entre educação de qualidade, inteligência artificial (IA) e o futuro dos profissionais é cada vez mais relevante, especialmente em um mundo em rápida transformação tecnológica. A IA está se integrando ao ambiente educacional, trazendo benefícios significativos, mas também desafios que precisam ser abordados.

Benefícios da Inteligência Artificial na Educação

A IA pode personalizar o ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e melhorando a aprendizagem. Por exemplo, ferramentas como o ChatGPT têm sido bem recebidas por estudantes, com muitos afirmando que aprender com IA é mais eficaz do que métodos tradicionais. Além disso, a IA facilita a automação de tarefas administrativas, permitindo que os educadores se concentrem mais no ensino e na interação com os alunos. Outra aplicação importante da IA é a criação de ambientes de aprendizagem imersivos, como o metaverso, que pode oferecer experiências interativas e práticas que vão além das limitações do ensino convencional. Isso não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também promove habilidades sociais e colaborativas entre os alunos.

Desafios e Considerações Éticas

Apesar dos benefícios, o uso da IA na educação levanta preocupações éticas e pedagógicas. Há um risco de que a dependência excessiva de ferramentas tecnológicas possa prejudicar habilidades como a paciência e a resiliência dos alunos, além de aumentar a dispersão durante as aulas. A pesquisa indica que, embora a maioria dos professores reconheça a importância da tecnologia, muitos enfrentam barreiras, como infraestrutura inadequada e falta de formação para utilizar essas ferramentas de maneira eficaz. Além disso, o uso inadequado da IA pode levar a problemas como plágio e desinformação, uma vez que os alunos podem utilizar essas ferramentas para obter respostas rápidas sem desenvolver um entendimento profundo dos conteúdos. Portanto, é crucial que as instituições educacionais implementem políticas claras sobre o uso da IA, promovendo um equilíbrio entre a tecnologia e o desenvolvimento de competências críticas.

O Futuro dos Profissionais

A integração da IA na educação está moldando o futuro dos profissionais. A demanda por habilidades que complementam a tecnologia, como pensamento crítico, criatividade e habilidades interpessoais, está aumentando. Os profissionais do futuro precisarão não apenas de conhecimento técnico, mas também de habilidades que os capacitem a trabalhar em um ambiente cada vez mais automatizado e digitalizado. A formação contínua e a adaptação às novas tecnologias serão essenciais para que os profissionais se mantenham relevantes no mercado de trabalho. As instituições educacionais devem preparar os alunos para essa realidade, incorporando a IA em seus currículos de maneira que promova tanto a competência técnica quanto a ética e a responsabilidade social.

Em resumo, a relação entre educação de qualidade, IA e o futuro dos profissionais é complexa e multifacetada. Embora a IA ofereça oportunidades significativas para melhorar a educação, é fundamental abordar os desafios associados a seu uso para garantir que todos os alunos possam se beneficiar plenamente dessa tecnologia.” (PERPLEXITY AI)

CONCLUSÃO

Estamos cientes das dificuldades para o procedimento dessa mudança, inclusive o tempo, mas não podemos fechar os olhos para essa fato, já que somos pesquisadores e escritores e temos um compromisso com o nosso leitor, que acompanha e lê nossos artigos, livros, blog, assistem nossas palestras e acompanham o nosso canal YouTube-Elenito Elias da Costa, pois a verdade é nossa bandeira.

Em resumo, podemos entender que o brasileiro que deseja participar da nova estratificação social, que hoje se divide em INCLUÍDOS e EXCLUÍDOS, tenha a possibilidade de fazer a sua escolha, e traçar sua trajetória na busca de um futuro promissor, mesmo diante das adversidades que vivenciamos.

É, fato incontestável que reconhecemos que muitos não terão a possibilidade de proceder essa mudança no tempo necessário, e sabemos de suas dificuldades, mas inexistem outra solução, para que possamos ser INCLUÍDOS nesse novo sistema de estratificação social.

O mundo passa por mudanças, e sabemos que tais evidências se multiplicam quando agregamos os nossos desafios domésticos, e diante dessas análises, podemos, quantificar e identificar as consequências de tais eventos, tendo em vista a nossa real fragilidade educacional e cultural.

Pedimos respeitosas desculpas aqueles que não compactuam com os escritos, pois entendemos perfeitamente a sua limitação, mas não podemos nos furtar sobre a veracidade dos fatos que podem acelerar a vitimização dessa geração e da geração futura, que dependem de nossas atuais ações e atitudes racionais e lógicas.