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Do e-commerce ao comércio tradicional: como montar sua loja física?

Contar com um ponto físico é uma ótima forma de expandir o negócio, mas não deixe de considerar todos os gastos envolvidos para evitar prejuízos

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Em apenas alguns anos, o e-commerce já conquistou a preferência da maioria dos consumidores e hoje consegue sustentar empreendimentos sem a necessidade de lojas físicas. Contudo, algumas empresas acabam crescendo tanto no processo que decidem expandir através de métodos mais tradicionais, como a abertura de pontos de venda presenciais. O cenário se inverteu e, hoje, o que era obrigatório acabou se tornando totalmente opcional.

Se você atua no e-commerce e tem planos de montar sua própria loja física, comece fazendo um estudo minucioso do mercado em que atua e avalie se realmente vale a pena fazer esse investimento. Uma das grandes vantagens do comércio virtual é a redução drástica de gastos, já que não é necessário pagar aluguel, funcionários, contas mensais, etc. Sair da zona de conforto do virtual implica em arcar com todas essas despesas.

É fato que somente as lojas físicas conseguem proporcionar uma experiência de maior proximidade entre o cliente e os produtos. O público tem a oportunidade de analisar com mais precisão aquilo que deseja comprar e ainda pode ser influenciado pelo vendedor. Além disso, a concorrência costuma ser bem menor que na internet, já que se limita à região geográfica em que está localizado.

É importante levar tudo isso em consideração antes de colocar os planos em ação, pois em alguns casos, essas vantagens podem não trazer tantos benefícios na prática. Dependendo do lugar, podem existir muitas lojas especializadas no mesmo tipo de produto e já consolidadas na região, tornando mais difícil lucrar com o ponto de venda físico. Analise esses fatores com cuidado antes de prosseguir.

No caso de um cenário otimista, escolha bem o local onde a loja será montada, pois isso também é decisivo. É importante buscar estabelecimentos bem localizados e mais centralizados, que possam ser vistos por um grande fluxo de pessoas diariamente. É claro que isso também envolve aluguéis mais caros, então ter um bom controle financeiro também é crucial. Respeite seu orçamento e não se esqueça das demais despesas envolvidas.

O controle de estoques também é um fator decisivo aqui, pois é recomendado manter o estoque da loja física separado dos produtos da loja virtual. Para começar, invista somente nas mercadorias que vendem com mais facilidade e, caso as vendas saiam bem, vá aprimorando a variedade de produtos. Com o tempo, é possível ter uma operação tão grande quanto a do e-commerce, desde que tenha paciência e recursos para continuar investindo.

Existem diversas opções de empréstimo para quem deseja abrir um negócio. Quem não tiver dinheiro suficiente para abrir seu ponto de vendas físico pode optar por um empréstimo com carro de garantia, que aumenta as chances de conseguir valores mais altos. Lembre-se que o pagamento dessa dívida também deve constar no planejamento financeiro da empresa, então se organize bem para evitar quaisquer prejuízos no futuro.