Nossa
missão é
somar sempre

Por que é tão importante que o MEI tenha contador?

Serviço de contabilidade pode ter impacto bastante positivo e fundamental no funcionamento de microempresas

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Boa parte das empresas brasileiras é obrigada a contratar um contador para auxiliar na organização das contas que entram e saem, além da própria retenção e do pagamento de impostos necessários para o funcionamento do negócio.

O que muitas pessoas têm dúvidas é se um MEI (Microempreendedor Individual) também precisa contratar um contador para organizar as suas contas. Afinal, se MEI também é considerado uma empresa, por que não seria necessário contratar um contador?

MEI tem obrigatoriedade de contratar contador?

Apesar de as empresas precisarem de contadores, os MEIs não são obrigados a contratar um por lei. Todas as obrigações e os processos de abertura e encerramento de um MEI podem ser feitos pelo próprio empreendedor que administra o negócio.

Porém há várias burocracias que envolvem o fato de ser um empreendedor individual – e é muito importante que o MEI esteja em dia com elas para não cometer erros que podem prejudicar o funcionamento do negócio.

Um exemplo disso é o recolhimento do imposto de renda, sobretudo se o MEI exerce outra atividade remunerada para além do seu CNPJ, como ter registro na carteira de trabalho. Isso pode gerar bastante confusão, pois, em teoria, são rendas vindouras de fontes diferentes de trabalho. E ter um contador para solucionar essas burocracias pode fazer toda a diferença.

Por que contratar um serviço de contabilidade para o seu MEI?

Em primeiro lugar, ter um contador para te auxiliar no dia a dia burocrático e de finanças do seu MEI pode te dar mais suporte para seu planejamento financeiro. Por exemplo, há entendimentos e práticas que fazem parte da formação de um contador. A análise da saúde financeira do seu negócio, além da otimização de gastos e tomadas de decisões, fazem parte disso.

Isso, consequentemente, te ajuda a prevenir erros contábeis que podem, inclusive, gerar prejuízos para o seu negócio. Com um contador ao seu lado, você consegue se manter atualizado das regulamentações fiscais, garantindo que todas as transações, registros e demais documentos estejam em dia.

Outro ponto importante, como já dito anteriormente, é a separação das contas pessoais e das contas da empresa. O contador poderá auxiliar na separação dessas contas, de maneira a destinar corretamente os valores vindos de fontes como as de títulos de capitalização e os rendimentos da própria empresa.