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Ponto físico: quando e para quem vale a pena?
Confira os prós e contras de investir em uma loja física para o seu comércio
O e-commerce facilitou muito a vida dos comerciantes e tornou possível que qualquer pessoa consiga ter uma loja sem a necessidade de um ponto físico. Existem muitas vantagens nesse modelo de negócio, e as principais estão relacionadas a praticidade e economia, já que se pode vender para o Brasil inteiro sem precisar pagar as despesas de uma loja tradicional. Contudo, alguns empreendedores podem desejar alcançar um novo público, conforme o negócio vai crescendo, então contar com uma operação híbrida também pode ser interessante.
Ao decidir dar esse passo, é importante ter em mente que as lojas físicas possuem uma operação consideravelmente limitada e atendem a um público mais conservador. O alcance se limita a região onde está localizada, e a maioria das pessoas que dá preferência para comprar presencialmente não costuma utilizar tanto o e-commerce, então é uma experiência totalmente diferente da internet. Por isso, o primeiro passo antes de abrir uma loja física é estudar bem o seu público e descobrir se o tipo de mercadoria que você vende é do interesse desse perfil mais tradicional.
Em caso positivo, é hora de avaliar os prós e contras. Começando pelas desvantagens, a maior delas certamente são os custos, que envolvem aluguel da loja, salário de funcionários e outras questões que não existem no e-commerce. Quanto melhor a localização da sua loja, maior a recepção do público; por outro lado, espaços bem localizados também são os que possuem os aluguéis mais caros, então tudo isso precisa ser ponderado previamente.
Já se tratando das vantagens, a primeira está no contato direto com o cliente, o que aumenta as chances de venda. Um bom vendedor consegue convencer o público a levar não só o produto que a pessoa procura, mas outros itens relacionados. Isso só acontece por causa da interação, algo que não existe no e-commerce. Uma loja física também dispensa o custo do frete, já que não há envios de mercadorias, então em alguns casos é possível oferecer preços melhores e promoções mais recorrentes.
O ideal seria dispor de um estoque de produtos separado do e-commerce, ou seja, não misturar as mercadorias das duas lojas. Isso já envolve outro tipo de gasto, além de todas as despesas citadas anteriormente, mas existem alternativas que podem auxiliar nessa etapa. Uma boa dica é procurar por diferentes tipos de leilão para adquirir mercadorias diversas por preços bem abaixo do mercado. Essa pode ser uma boa estratégia para dar o pontapé inicial e começar a vender em um ponto físico.